Dois bonecos de mão dada - Tens o poder de ajudar a criar um novo espaço de aprendizagem

As joias da aprendizagem existem dentro de cada criança, de cada indivíduo por lapidar. A essência de cada um advém da conjugação de diversos elementos em estado virgem de existência, a imaginação, a curiosidade, a intuição, a inspiração, a alegria, o sonho, a criatividade, a abstracção, a naturalidade, a beleza, a verdade, a capacidade de brincar são ferramentas de transformação, de encontro, de consciência, de construção e de auto-realização. Dar luz é iluminar os espaços escuros.

Maria Miguens

Filosofia Pedagógica Solar

A filosofia pedagógica Solar vem relembrar-nos acerca do que é importante para a educação e para a vida. De muitas formas, refere-se à questão essencial de quem nós somos e como o sabemos. Estamos comprometidos numa educação em que os mais novos possam enfrentar a vida como um todo.

Fazemos uso das tradições de sabedoria, da psicologia transpessoal, da pedagogia, da filosofia e da antropologia, para construir um mapa profundo do conhecimento e da aprendizagem que se desenvolve através de seis camadas interligadas: informação, conhecimento, inteligência, compreensão, sabedoria e transformação. Assim fornecemos a estudantes e professores terapeutas, um caminho e direcção para a educação.

Ao aprofundarmos acerca de nós mesmos permitimos a existência de uma educação que é prática e notável, que substitui a desconexão radical pelo espanto radical. E que inclui a educação da mente e do coração, o equilíbrio da intuição com a análise, e o domínio do mistério, enfatizando a comunidade, o carácter e a criatividade, e cultivando a sabedoria e não a mera acumulação de factos.

Elementos da Educação

Árvore da vida com Darwin

Segundo a filosofia pedagógica solar, quais são os elementos da educação?

Olhar Mais Próximo

O A escrito com a caligrafia do alfabeto Vimala.

Que soluções tem a APAS para a escrita, as matemáticas, a criatividade?...

Histórias

Detalhe de uma pinha e das suas espirais.

Com que histórias nos deixamos encantar?

Selecções

grupo-corucheus.jpg